Fichamento Kant
As ações humanas, assim como qualquer outro acontecimento natural, são determinadas por leis naturais universais. Os homens sem perceber agem de acordo com leis naturais ao buscar seus próprios interesses, mesmo confrontando entre si para alcançar seus objetivos.
Ao observar a conduta humana posta no grande cenário mundial , e muitas vezes o que aparenta sabedoria revela-se um capricho pueril e frequentemente também de maldade infantil e vandalismo.
Primeira Proposição “Todas as disposições naturais de uma criatura estão destinadas a um dia se desenvolver completamente e conforme um fim’’ (pag 5.)- Em todos os animais isso é comprovado e, se assim não for, teremos contradições da natureza a sua doutrina teleológica e essa não seria regulada por leis, o que resultaria ser a vida um jogo sem finalidade nenhuma. Essa grande indeterminação tomaria o lugar do fio condutor da razão.
Segunda Proposição “No homem (única criatura racional sobre a Terra) aquelas disposições naturais que estão voltadas para o uso de sua razão devem desenvolver-se completamente apenas na espécie e não no individuo” (pag 5.) A razão é o meio de se ampliar as regras e ela não conhece nenhum limite natural para sua utilização- ela não atua sem o lado instintivo dos seres humanos, e necessita de treinos, exercícios e ensinamentos para progredir de um grau de inteligência para outro. Assim, o homem precisa ter uma vida longa para fazer evoluir toda a sua capacidade intelectual e, mesmo se a vida for curta, há a necessidade de se transmitir o conhecimento por várias gerações.
Terceira Geração “A natureza quis que o homem tirasse inteiramente de si tudo o que ultrapassa a ordenação mecânica de sua existência animal e que não participasse de nenhuma felicidade ou perfeição,