Fichamento kant
Faculdade De Arquitetura E Urbanismo
Aluno: Marcos Afonso Filho
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Professor: Guilherme Pereira Lima Filho
KANT, Immanuel.Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento?Konigsberg, Prússia, 30 de setembro de 1784. Traduzido por Luiz Paulo Rouanet.
“Esclarecimento (Aufklärung) significa a saída do homem de sua minoridade, pela qual ele próprio é responsável. A minoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro. É a si próprio que se deve atribuir essa minoridade, uma vez que ela não resulta da falta de entendimento, mas da falta de resolução e de coragem necessárias para utilizar seu entendimento sem a tutela de outro. Sapere aude! Tenha a coragem de te servir de teu próprio entendimento, tal é portanto a divisa do
Esclarecimento.”
“A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma parte tão grande dos homens, libertos há muito pela natureza de toda tutela alheia (naturaliter majorennes), comprazem-se em permanecer por toda sua vida menores; e é por isso que é tão fácil a outros instituírem-se seus tutores.”
Kant entende que o esclarecimento é a capacidade do homem de produzir um pensamento crítico. E chama de minoridade a incapacidade de gerar tal pensamento, seja por preguiça ou por covardia. Ficando mais cômodo e fácil ser instruído por outros “tutores”. O que gera uma dependência e um aprisionamento da mente. Por tanto só é livre quem pensa criticamente.
“Entretanto, uma sociedade de eclesiásticos, um sínodo, por exemplo, ou uma Classe2 (como são chamados entre os holandeses) não deveriam ter o direito de comprometer-se mutuamente por juramento sobre um certo símbolo imutável, para assim manter sob tutela superior permanente cada um de seus membros e, graças a eles, o povo, e desse modo perenizar tal tutela? Digo que é absolutamente impossível. Tal contrato, concluído para proibir para sempre toda