Resumo de pensadores economicos
Popper – A ciência não parte da observação de dados, mas sim da formulação de problemas.
Para Popper a evolução cientifica se da por meio da variação e do aprendizado com os erros, igual acontece com a seleção natural. (Epistemologia)
Hempel: Tese da assimetria entre explicacao e previsão. Conhecido pelo paradoxo do confirmacionismo. (“Todo corvo é negro”)
Falibilismo: Todo conhecimento cientifico pode se revelar falso no futuro, desde que haja alguma critica na teoria.
Popper substituiu o racionalismo justificacionista pelo racionalismo critico.
Falseacionismo: Uma teoria é cientifica se ela for a principio refutável, possível de ser rejeitada a partir de criticas.
Kuhn
O desenvolvimento da ciência é descontínuo: tem momentos de revoluções cientificas que são sucedidos por épocas de domínio de uma teoria, denominada paradigma.
Incomensurabilidade: não há como comparar os paradigmas de forma objetiva.
Cantillon
O preço das coisas é estabelecido pela proporção numérica entre vendedores e compradores. Do mesmo modo, os juros são estabelecidos pela proporção numérica entre os que pedem e os que oferecem empréstimo de dinheiro.
O termo damnum emergens, de origem casuítas, dizia que aqueles que fazem empréstimos muito arriscados podiam cobrar altos juros.
Os juros não tem nada a ver com a abundancia ou escassez de dinheiro num país. Os juros sobem ou caem todos os dias por meio de boatos, que fazem crescer ou diminuir a confiança dos credores, sem que os preços das coisas cheguem a se alterar por isso.
Em guerras os juros se elevam por 2 motivos:
• Porque o numero de empresários se multiplica para que atenda os novos empreendimentos voltados para a guerra, e, por consequência, os empréstimos crescem.
• A guerra implica, sempre, em maiores riscos.
Hume
Para Hume o conhecimento só é válido quando for obtido por meio de observações. Caso contrario, é rejeitado e sem sentido.
Ele argumenta que não há justificação para inferências