Resumo Para O Trabalho
Refere-se à ordenação das ideias e dos argumentos. A coerência depende da coesão. Um texto com problemas de coesão terá, provavelmente, problemas de coerência.
É o resultado dos processos cognitivos operantes entre os usuários e não um mero traço dos textos, manifestando-se macro textualmente. Caracteriza-se como nível de conexão conceitual e estruturação dos sentidos.
Aspecto da textualidade – que está relacionado à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto; Garante que o texto tenha sentido para os usuários; Relacionada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade do leitor de perceber o sentido desse texto. A coerência deve ser global.
Exemplo: No cinema, no teatro, não converse. Não mexa demais a cabeça, não fique aos beijos. Cuidado com o barulho do papel de bala, do saco de pipocas. Não os jogue no chão, quando acabar. Se o seu vizinho estiver fazendo tudo isso e incomodando, seja discreto. Peça que interrompam a sessão e acendam as luzes a fim de inibir o transgressor.
Tipos de Coerência
Necessários para a construção da coerência global do texto.
1) Coerência sintática;
2) Coerência semântica;
3) Coerência temática;
4) Coerência pragmática;
5) Coerência estilística;
6) Coerência genérica.
1) Coerência sintática:
Relacionada ao conhecimento linguístico do usuário, isto é, ao uso adequado das estruturas linguísticas.
Ex1: Mães estão mais jovens e mais velhas.
Ex2: Aumenta o número de mulheres de mais de 40 anos que se tornam mães. Essas têm escolaridade bem mais alta.
2) Coerência semântica:
Refere-se a relação de sentido entre as estruturas (palavras ou expressões presentes no texto). Não pode haver contradição.
Ex.: O sonho de João era conhecer o Polo Norte. Um dia ele teve o privilégio de conhecê-lo. Ficou assustado como as pessoas lá se comportam devido ao clima: as casas não têm cobertura nem portas, além disso, elas dormem no chão porque lá ninguém aguenta o calor. E o pior, ninguém