Resumo para prova
Disparidades e dinâmicas territoriais no Brasil – Herve Thery e Neli Aparecida de Mello-Thery
- Nascido da ideia de que as transformações se refletem no território por meio de novas configurações, sendo estas, resultantes das dinâmicas provocadoras de tais transformações. Normalmente é o movimento das populações e das atividades econômicas, e que se fundamentam – via várias mediações – na abordagem estruturalista.
- Assim, entendemos que a compreensão de uma determinada região depende de identificar o motor de sua dinâmica, seja ela positiva ou negativa, configurando as regiões ganhadoras e perdedoras. Incluem-se na compreensão desta dinâmica os principais agentes e os princípios fundamentais que devem reger a ação sobre o espaço.
- Monbeig (1952; 1981) afirmava que para explicar a organização do espaço geográfico e os fenômenos que a constituem, era preciso compreender os processos marcadores dos movimentos das franjas pioneiras. Na literatura atual tem sido mais frequente o uso do termo “frentes pioneiras”.
- Assim, nas décadas finais do século passado, buscava-se por meio do ordenamento estimular o desenvolvimento territorial e local. Na atualidade, enfatiza-se a tensão entre o global e o local, tomando-se o ordenamento como promoção dos territórios locais.
- Apesar de se manter uma forte concentração no sul-sudeste, é a partir dos anos 1990 que os valores adicionados à economia tornam-se importantes em todos os estados brasileiros.
- A dinâmica territorial dominante no Brasil nestes 65 anos é sem duvida um crescimento concentrado da riqueza nacional (análise de 1939 à 2005).
- Vê-se primeiramente que a maior concentração econômica ocorre no grande bloco formado pelos municípios das regiões sudeste e sul, seguido por todos aqueles localizados na costa brasileira, desde o estado do Ceará até o arroio Chuí.
- De maneira mais dispersa aparecem alguns agrupamentos acompanhando os traçados de algumas