RESUMO PROVA
-Lei da escassez
-Problemas básicos da economia
- SENSO COMUM: É UM SABER RESULTANTE DAS EXPERIÊNCIAS LEVADA A EFEITO PELO HOMEM AO ENFRENTAR OS PROBLEMAS DO COTIDIANO. ASSIM, É BASEADA EM HÁBITOS, PRECONCEITOS, TRADIÇÕES CRISTALIZADAS.
CIÊNCIA: BASEIA-SE EM PESQUISAS, INVESTIGAÇÕES METÓDICAS E SISTEMÁTICAS E NA EXIGÊNCIA DE QUE AS TEORIAS SEJAM INTERNAMENTE COERENTES E DIGAM A VERDADE SOBRE A REALIDADE. A CIÊNCIA É CONHECIMENTO QUE RESULTA DE UM TRABALHO RACIONAL. - Diferente do que ocorre com as necessidades humanas, os recursos de que dispõe a humanidade para satisfazer as suas necessidades são finitos. Essa limitação dos recursos ocorre, ainda que se considere que, até o momento, as sociedades humanas tenham sido bem sucedidas nos progressos tecnológicos. Os bens econômicos são tangíveis e se caracterizam, de forma geral, pela utilidade e insuficiência. Eles supõem um esforço humano para serem conseguidos e, exatamente por isso, são comercializados. Além disso, os bens econômicos contrapõem-se aos bens livres, que, apesar de também serem úteis, não são escassos. Já os recursos produtivos, também conhecidos como fatores de produção, são os elementos básicos a partir dos quais se obtêm os bens e os serviços. Os três principais recursos produtivos são a terra (áreas cultiváveis e mineradoras, florestas), o trabalho e o capital (bens de capital).
NECESSIDADES HUMANAS + RECURSOS PRODUTIVOS = ESCASSEZ ILIMITADAS LIMITADOS Como mostra o esquema acima, a escassez advém não só da limitação dos recursos produtivos, mas também das amplas necessidades humanas. Considerando simultaneamente essa demanda infinita e a possibilidade de esgotamento dos recursos usados para atendê-la, temos uma situação crítica com a qual a sociedade deve lidar. Em outras palavras, a escassez precisa ser administrada, levando em conta a urgência das