Resumo para uma prova
Classificação com base nos objetivos:
Exploratória – finalidade é a de proporcionar o maior leque possível de informações sobre um determinado fenômeno. Sugere uma hipótese explicativa; é considerada o ponto de partida para qualquer trabalho científico.
Descritiva – busca conhecer e interpretar a realidade, tem a finalidade de observar, registrar e interpretar os fenômenos, sem interferência do pesquisador.
Explicativa – Explica o porque das coisas. Seu foco é a identificação das causas do fenômeno. Exige síntese e reflexão
Com base nos Procedimentos
Bibliográfica – busca a explicação do fenômeno a partir do referencial teórico já publicado. Propicia o exame de um tema sob nova abordagem, chegando a conclusões inusitadas.
Documental – finalidade de conhecer os diversos tipos de documentos e provas existentes sobre conhecimentos científicos.
Experimental – demanda experimentos em situações controladas. É desenvolvida em situações laboratoriais onde se pode controlar os elementos e os efeitos observados.
Estudo de Caso – é realizada a partir de um caso em particular, demanda grande experiência do pesquisador para saber distinguir o que é relevante ou não.
Ex post facto – após os fatos, o pesquisador faz o caminho de volta, busca as possíveis causas para a ocorrência do fenômeno em estudo.
-Pesquisa-ação – os pesquisadores desempenham um papel ativo no equacionamento dos problemas encontrados, no acompanhamento e na avaliação das ações.
-Pesquisa participante – se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
Muitos autores não diferenciam uma da outra.
Paradigma de abordagem:
Quantitativo e Qualitativo
Quantitativa – parte do pressuposto que tudo pode ser quantificável, traduz em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.
Qualitativa – busca maior compreensão dos significados e características