Termoterapia Aplicada na Fisioterapia Ortopédica
2014
Termoterapia Aplicada na Fisioterapia Ortopédica
Projeto de aula teórica em Biofisica
Projeto de aula teórica para expanção do nosso conhecimento sobre os recursos da termoterapia ultilizados na fisioterapia ortopedica, aprensentado pelos alunos do 1º ano de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
Belo Horizonte
201
Sumário
Apresentação
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar as técnicas da “Termodinâmica” que é a ciência que estuda a relação entre o calor e a energia. Apresentando também os recursos da “Termoterapia e Crioterapia” na qual são utilizados o frio e o calor como tratamento e sua atuação na Fisioterapia Ortopédica, destacando principalmente suas técnicas de aplicação, indicações, contra-indicações, etc.
Termodinâmica
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, e o trabalho realizado, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.
Calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos.
Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.
A termodinâmica tem como principais pontos o estudo de duas leis, que são:
Primeira Lei da Termodinâmica: a variação da energia interna de um sistema pode ser expressa através da diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho realizado por ele durante uma determinada transformação.
As transformações que são estudadas na primeira lei da termodinâmica são:
Transformação isobárica: ocorre à pressão constante, podendo variar somente o volume e a