CULINARIA DO RIO GRANDE DO SUL
ADELI MARIA DOS SANTOS SILVA
ELIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Trabalho apresentado em cumprimento ás exigências da disciplina de História, NPVIII.
SALVADOR - BAHIA 2014/01
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AMÍSIO TEIXEIRA – CEEPSAT
ADELI MARIA DOS SANTOS SILVA
ELIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
SALVADOR - BAHIA
2014/01
INTRODUÇÃO
O Rio Grande do Sul, possui esse nome por equívoco, acreditava-se que a Lagoa dos Patos fosse a foz do Rio Grande, o estado localiza-se na região Sul, por isso se diz que o estado carrega o país nos ombros faz limites com Santa Catarina, Oceano Atlântico, Uruguai e Argentina, é formado de 497 municípios, sendo Porto Alegre sua capital.
Possui clima subtropical úmido, com chuvas o ano todo e verãos quentes, sua economia esta relacionada á agricultura e criação de gado, á também o cultivo da uva e produção de vinho, é o quarto estado com maior PIB do Brasil.
Historicamente tem sua importância, pois a culinária apresenta um legado deixado pelos escravos, índios, imigrantes portugueses, italianos, alemães e espanhóis, esses últimos foram os jesuítas, responsáveis pela introdução do gado no estado. O rebanho era criado solto, e, com a volta dos tropeiros, homens que comandavam tropas em longas viagens, muitos gados foram abatidos, seu couro comercializado e sua carne salgada para conservar durante as duradouras viagens, dessa forma surgiu o charque, que é a base para a maioria dos pratos, junto com a carne bovina, arroz e feijão.
Com os imigrantes, se consolida a agricultura, iniciando a produção de arroz, feijão, lentilhas, milho, mandioca, erva-mate, cebolas e alhos, alfafas, batatas, uvas, fumo, o peixe, carne bovina, sabendo-se que em seguida surgiram os folhosos, raízes em geral, condimentos, farinhas e