Resumo Os três tipos de leitores
Curso: Psicologia – 1º Período
Disciplina: Ciência e Profissão
Professor: Sibélius Cefas Pereira
Aluna: Isabella Viana Ruiz
Resumo do texto Três tipos de leitores
O texto a seguir é um resumo do capitulo “Três tipos de leitores”, do livro “Navegar no ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo”, da autora Lucia Santaella.
A autora começa o texto abordando sobre a história do livro e da leitura e suas devidas modificações. Logo após afirma que o livro está longe de ser apenas um objeto, pelo fato dele ser o instaurador de formas de cultura, porém ultimamente o livro está sendo deixado de lado, mesmo assim acredita-se que o livro não irá desaparecer.
O foco deste capitulo é para as novas formas de percepção e cognição que os atuais suportes eletrônicos e estruturas do texto escrito. O ato de ler foi também se expandindo para várias situações, por isso o conceito de leitura expandiu. Santaella afirma que há uma multiplicidade de leitores, e que estes vêm aumentando com o tempo.
O objetivo é que através do critério do princípio de generalização possa extrair, de todos os tipos de leitores, os três principais: o leitor contemplativo, o movente e o imersivo. Para isto, tomou-se como base os tipos de habilidades sensoriais, perceptivas e cognitivas eu estão envolvidas no processo e no ato de ler.
A escritora adverte que é importante lembrar que apesar da seqüência histórica de aparecimento desses tipos leitores não quer dizer que um exclui o outro, muito menos com o surgimento de um tipo leva ao desaparecimento do outro. Na verdade, com o passar do tempo e o surgimento de novos tipos venham a se acumular, existe ma convivência e reciprocidade entre os três leitores.
Os três tipos de leitores focados são: O leitor contemplativo que é o leitor do livro impresso e da imagem expositiva, veio da época Renascimento. O leitor movente que veio com a explosão do jornal e a reprodução eletrônica, na época da Revolução Industrial. O