trabalho leitura e producao textual
Resumo – Três tipos de leitores: O Contemplativo, O Movente e O Imersivo
Neste resumo o assunto a ser abordado é do capítulo 1, da autora Lúcia Santaella do livro: Navegar no Ciberespaço. Essa obra fala sobre os três tipos de leitores existentes no mundo, o contemplativo, o movente e o imersivo, e discorre sobre as principais características de cada um, e de como foram formados durante os anos. Também fala sobre o que está sendo emergido, como os novos tipos de leituras.
A autora Lúcia Santaella identifica três tipos de leitores através dos tipos de “habilidades sensoriais, perceptivas e cognitivas que estão envolvidas nos processos e no ato de ler”. Essas maneiras diferentes de ler nascem no decorrer da história junto com as novas tecnologias que vão influenciando no comportamento humano. Apesar de cada tipo aparecer em períodos seguidos um do outro, Santaella adverte que o surgimento de um não implica o desaparecimento do outro. Assim, podemos encontrar leitores contemplativos, moventes e imersivos.
O método utilizado no texto é classificatório e comparativo, ou seja, para praticar esse método é necessário expandir nosso conceito de leitura, pois existem deferentes e novas maneiras de ler, desse modo, podemos classificar até o telespectador de um filme como leitor. Isso parte desde leitores de livros grandes e extra conteudistas, passando por leitores de símbolos e propagandas e chegando até ao leitor espectador. Porém, para compreender o leitor, primeiramente devemos entender a leitura. Tomando como base os três principais tipos de leitores (contemplativo, movente e o imersivo). O livro aborda com mais ênfase o leitor mais recente, que é o imersivo.
O primeiro, é o leitor contemplativo, meditativo da idade pré-industrial, é o tipo de leitor que preserva o livro impresso e a imagem expositiva fixa. Nasce no Renascimento e se mantém por muito tempo até o século XIX. Trata-se de um leitor que tem diante de si objetos palpáveis como por