39 EstrategiaSCM
3179 palavras
13 páginas
Artigo publicado na edição 39Assine a revista através do nosso site
março e abril de 2014
w w w.revistamundologistica.com.br
:: capa
Estratégia de
Supply Chain
Como o Supply Chain pode ser fonte de vantagem competitiva e transformar seu negócio
T
radicionalmente o Supply Chain sempre foi visto como uma área geradora de custos, quase que um mal necessário nas empresas, mas essa visão ficou no passado. Atualmente o Supply Chain é gerador de benefícios e vantagens reais e há vários exemplos onde o Supply Chain muda modelos e transforma negócios.
Essa transformação, no entanto, não é simples nem rápida, necessita de uma visão muito clara de futuro, da articulação de diversos elementos do negócio e de execução com disciplina germânica.
Vamos nos ater neste artigo na criação desta visão de futuro, que é a estratégia de Supply Chain. O termo
tem origem militar na Grécia Antiga (stratègós: stratos,
“exército”, e ago, “liderança, comando“).
Estratégia é normalmente (e erroneamente) considerado um tema restrito à alta gestão, de longo prazo, muitas vezes sigiloso, que diz pouco respeito à operação.
Pelo contrário, nos exemplos bem-sucedidos de estratégias de Supply Chain que transformaram seus negócios, a estratégia é parte do dia a dia e é entendida e praticada em todos os níveis da organização.
Muitos estudiosos se debruçaram sobre o tema.
Selecionamos dois dos mais relevantes para um breve embasamento teórico antes de entrarmos nas particularidades do nosso mundo do Supply Chain.
Cadu Nascimento
é engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP, com pós-graduação em liderança e gestão pela Fundação Getúlio Vargas.
Executivo e consultor com sólida experiência em Supply Chain, tendo atuado em diversas funções (Planejamento, Customer Service,
Gestão de Projetos & Inovação e Logística), vasta experiência internacional, tendo vivido na Inglaterra, Holanda e Alemanha, atuando principalmente no segmento de bens de consumo em empresas como Unilever, Kraft Foods/