Resumo do texto “ Três tipos de leitores: O contemplativo, o movente e o imersivo ”
Publicidade e Propaganda – 1º período
Sibélius Cefas Pereira
Danilo Lopes Silva
Resumo do texto “ Três tipos de leitores: O contemplativo, o movente e o imersivo ”
O texto de Santaella sugere que exisem diversos tipos leitores e eles foram surgindo com o passar o tempo e com a evolução da sociedade. Os principais que ela relata são os tipos:contemplativo, movente e imersivo, que serão tratados mais a frente nesse resumo. Para entendermos sobre o que se trata textos, devemos primeiro enttender alguns fatos históricos. Um deles foi o emprego da palavra “leitura” que teve um significado um pouco diferenciado com o tempo. Antes o termo leitura era aplicado a qualquer forma de decodificação de um texto escrito, hoje esse termo ja é mais complexo, sendo aplicado somente quando, além de desifrar as palavras, a pessoa consegue entender seu significado e o contexto com o qual as palavras se interagem.
Outro fato é a interação entre texto e imagem; Os quais devem ser interpretados simultaneamente, pois um “alimenta” o outro, tornando o entendimento mais preciso e mais interativo, fanzendo com que as pessoas leem de forma automática. Os três tipos, contemplativo, movente e imersivo representam as épocas pré-industrial, da Revoluçõ Industrial e atual, respectivamente. Lembrando que mesmo elas tendo surgido em diverentes situações, uma não invalida a outra.
O primeiro, leitor comtemplativo ou mediativo, prefere uma leitura mais solitária, isolada. Ao falar desse leitor meditativo a autora fala sobre a capacidade de ler inúmeras vezes o mesmo trecho para maior compreensão de textos mais complexos. Santaella ainda conta que existe uma maior intimidade entre o leitor e os livros, sendo que leem de forma silenciosa e individual. Essa leitura ainda pode agregar conhecimentos ao leitor, de forma com que ele relacione uma nova leitura com uma leitura anterior que tenha feito. Assim ele contempla e medita sobre determinado assundo