RESUMO SIBELIUS
1° período de Psicologia
Disciplina: Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Professor: Sibelius Cefas Pereira
Aluna: Paola Azevedo Corrêa
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
O texto a seguir apresenta um resumo do primeiro capítulo da obra “Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo” de Lúcia Santaella - professora titular da PUC-SP com doutoramento em Teoria Literária na PUC-SP (1973), e livre-docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP, (1993). Santaella tem como objetivo a abordagem das novas formas de percepção e compreensão que os atuais suportes eletrônicos e estruturas do texto escrito estão fazendo emergir.
A autora inicia seus estudos propondo a expansão do conceito “leitura”, antes restringido à decifração de letras. Atualmente vêm- se incorporando cada vez mais a interação entre palavra e imagem, desenho e tamanho de tipos de gráficos, texto e diagramação. Sendo assim, existe uma grande diversidade de tipos de leitores. Para classificá-los, Santaella tomou por base os tipos de habilidades sensoriais, cognitivas e perceptivas compreendidas nos processos e no ato de ler, resultando em três tipos de leitores: o contemplativo, o movente e o imersivo. Embora exista uma seqüencialidade histórica entre esses leitores, um não exclui o outro. Cada um desses tipos de leitores exige habilidades perceptivas, sócio-motoras e cognitivas diferentes.
O primeiro leitor descrito por Santaella é o contemplativo. O leitor contemplativo tem origem das práticas de leitura designadas a partir do século XII. Com o surgimento das universidades e desenvolvimento da instrução de leigos, a leitura, antes verbalizada, se tornou silenciosa, individual, onde o sujeito se desprende de situações externas e conecta interiormente com o livro. Tudo isso introduzia o surgimento do livro impresso, até então restritos a mosteiros e outros estabelecimentos