Resumo do Texto Três tipos de leitores: O contemplativo, o movente e o imersivo
O texto a seguir apresenta um resumo do capítulo um, do livro Navegar no ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo da autora Santaella, Lúcia. O capítulo faz referência a três tipos principais de leitores, mostra suas diferenças e semelhanças e relaciona seu surgimento com o contexto histórico ao qual estão inseridos.
A autora estabelece um contraponto entre o surgimento das novas mídias e o desaparecimento do livro, apesar de sua importância histórico/cultural.
O capítulo aborda o surgimento de um novo leitor, imerso em novas tecnologias que mudam sua percepção do texto escrito e esclarece como esse novo leitor trabalha com os signos provindos do ciberespaço, através da análise de seu perfil cognitivo.
A pesquisadora refere-se à leitura, não apenas como um ato de decifrar letras, mas também como um conjunto simultâneo de diversas formas de comunicação, destaca ainda a existência de três tipos principais de leitores: o leitor contemplativo, o leitor movente e o leitor imersivo, onde o surgimento de um não significa a exclusão do outro e visa demonstrar suas características perceptivo-cognitivas.
Segundo Santaella, no século XII, destacou-se o leitor contemplativo, responsável por fazer uma leitura silenciosa e interiorizada, a qual proporciona uma relação íntima com as palavras, com isso prepara a transição do livro manuscrito para o livro impresso, cuja fragmentação dos textos em parágrafos tornou-o de melhor compreensão. Esse tipo de leitor pratica uma leitura solitária e individual realizada em local adequado, o que exige um trabalho mental dotado de conhecimento e reflexão.
O capítulo discorre também sobre o leitor movente, que está inserido em um cenário urbano, formado pela revolução industrial, permeado por uma variedade de imagens e registros. Mostra um capitalismo crescente onde a publicidade ganhou destaque e proporcionou uma multiplicação dessas imagens