Resumo mito de prometeu
Com toda esta evolução, tinha de haver algo que fizesse com que a terra evolui-se, desceu então por terra, um Titã, o Prometeu, o dito descendente da antiga raça de deuses destruída por Zeus.
Prometeu chegou, pronto a fazer algo pois dizia que pela Terra estavam sementes espalhadas vindas do céu, por isso pegou em argila, molhou-a em água de um dos imensos rios que existira naquela época e daí conseguiu que saísse um homem. Como apenas conhecia a estrutura dos deuses, fez o homem guiando-se por esta. Tinha como objectivo que este se torna-se o senhor da Terra. As qualidades e características dadas àquele homem foram tiradas dos belos animais que por ali vagueavam. Ao ver esta obra magnifica feita por Prometeu, Atena (deusa da sabedoria), admirou a criação e assim o Titã pôde continuar a fazer as suas obras, para que começasse a haver mais homens.
Eram homens sem sabedoria, então Prometeu, chegou-se a eles e começou-lhes a ensinar certas artes que eles teriam de saber para sobreviver e para conseguirem ter uma vida.
Desde o arado para a plantação, a cunhagem das moedas para o comércio, a escrita a extracção do minério, todas estas coisas, foram ensinadas por Prometeu. Tudo aquilo que era importante para o desenvolvimento da humanidade o homem aprendeu.
Mas havia algo que fazia falta ao ser humano, mas que tinha sido negado pelo grande Zeus, algo importante, o fogo.
Mas Prometeu não desistiu e não se sentiu intimidado, tentado assim fazer com que o fogo aparecesse, chegando um caule da carruagem de Febo (o Sol) e incendiou-o, aparecendo então aquilo que era tão esperado, após isto entregou o fogo, e disse que iria ficar