pandora
CAIXA DE PANDORA
Trabalho apresenta como requisito de avaliação da matéria de filosofia da educação
São José dos Quatro Marcos, 12 de maio 2014.
DISCENTE:
CAIXA DE PANDORA
Trabalho apresenta como requisito de avaliação da matéria de filosofia da educação, ministrado pelo professor: Valter.
São José dos Quatro Marcos, 12 de maio de 2014.
Introdução
Neste trabalho vamos apresentar o mito da caixa de pandora, A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle.
RESUMO
Caixa Pandora
Na mitologia grega, Pandora (do grego: "a que tudo dá", "a que possui tudo", "a que tudo tira"[][]) foi à primeira mulher, criada por Hefesto e Atena a pedido de Zeus como punição aos homens pela ousadia do Titã Prometeu de roubar do Olimpo o segredo do fogo para dar aos homens. E a caixa era onde guardava as dadivas que pandora recebera dos deuses.
Quem foi Pandora
Foi à primeira mulher que existiu, criada por Hefesto (deus do fogo, dos metais e da metalurgia) e Atena (deusa da estratégia em guerra, da civilização, da sabedoria, da arte, da justiça e da habilidade) auxiliados por todos os deuses e sob as ordens de Zeus. Cada um lhe deu uma qualidade. Recebeu de um a graça, de outro a beleza, de outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais. Hermes, porém, pôs no seu coração a traição e a mentira. Feita à semelhança das deusas imortais, destinou-a Zeus à espécie humana, como