Democracia
Definição:
A origem da palavra democracia vem do grego demokratía, que é composta por dois termos, demos (povo, do povo) e kratos (poder). Nessa forma de governo o poder é exercido pelo povo através do sufrágio.
Então pode-se dizer que neste tipo de forma de governo a soberania é do povo, pois o povo tem o direito de decidir como seu país será governado.
História:
A democracia teve início na antiguidade clássica, na Grécia, mais precisamente em Atenas. Onde filósofos e políticos já tinham ideais de liberdade de expressão e reivindicavam que as decisões deveriam ser tomadas pelo povo.
Em Mileto outra cidade estado da Grécia filósofos já debatiam em locais públicos assuntos relacionados a ciência e já compartilhavam do pensamento que todo mundo tinha direito a expressar suas ideias.
A partir desses ideais, em Atenas, políticos e filósofos deram inicio a uma forma nova de governo chamada democracia. Onde todas as pessoas consideradas cidadãs tinham direito ao voto, porém a cidadania ateniense excluía mulheres, escravos e estrangeiros, por conta disso, apenas parte da população votava o que caracterizava um sufrágio restrito.
A democracia em Atenas ficou conhecida como direta, pois todos os cidadãos se reuniam em praça publica para que eles mesmos tomassem decisões sobre leis e debatessem assuntos relacionados à organização da sociedade ateniense.
O Direito ao Voto:
No Brasil exerce-se o sufrágio universal onde todas as pessoas intelectualmente maduras (maiores de 16 anos) possuem direito ao voto.
A palavra sufrágio pode ser interpretada como direito ao voto, por exemplo, em Atenas exercia-se um sufrágio restrito como citado anteriormente, pois apenas um grupo restrito do povo tinha direito ao voto.
Tipos de Democracia:
O tipo de democracia que era exercida em Atenas era uma democracia direta, pois o povo (cidadãos) participava diretamente de todas as decisões. Mas conforme o tempo foi passando