Resumo Matematica
O período pré-operatório vai de dois a seis anos.
A teoria de Piaget não leva em consideração os fatores sociais que interferem nessa determinada fase do desenvolvimento cognitivo, mas é de muita utilidade esses parâmetros para compreender melhor o processo de aprendizagem da criança na pré-escola.
Para isso precisamos entender a fase pré-operatória, que é quando a criança passa por uma evolução das atividades reflexas para as atividades de representação interna, por meio da maturação mental e da interação como meio físico que a rodeia.
Para Piaget, todo processo de conhecimento faz-se por meio da assimilação e da acomodação, ele afirma que as ações levam ao desenvolvimento das operações e ao mesmo tempo levam ao desenvolvimento das estruturas, portanto a criança nessa fase não possui em seu pensamento características de um pensamento operacional.
Na fase sensório-motor a criança desenvolve a linguagem, mas ainda não possui a noção de quantidade e não consegue resolver problemas, elas se baseiam na percepção e não na lógica, tanto a linguagem quanto o pensamento são egocêntricos, mas isso diminui quando começa a se relacionar com seus colegas.
O processo de aprendizagem ocorre quando temos um problema, ficamos em desequilíbrio pela situação que deve ser solucionada da melhor maneira, depois buscamos o equilíbrio por meio de nosso conhecimento, com esse conhecimento acomodado, partimos para a adaptação, depois de organizada, provocaremos mudanças em nossas estruturas mentais e havendo essas mudanças haverá ocorrido a aprendizagem.
Os organismos funcionam dentro de estruturas que abrem possibilidades adaptativas com o meio, a estrutura da inteligência fornece os fundamentos da lógica e da matemática e a pré-escola tem um papel importante na formação do raciocínio das crianças, cabendo a ela promover este desenvolvimento.
De acordo com Piaget, a noção de número envolve a conservação (invariância do número), a seriação (relação de