resumo da matematica
Desde os primórdios a humanidade tenta entender o universo, buscando regras e padrões nos objetos que nos cercam, bem como relações entre si, e entre eles e o mundo.
Em meio a esse desejo percebe-se a estreita relação existente entre a Matemática e o mundo e, assim, na medida em que há avanço nessa ciência, há também avanço na compreensão do mundo.
SINOPSE
Regras e padrões estão por toda parte, e tentar dar sentido a eles é uma das razões pela qual a Matemática surge.
Alguns dos primeiros registros da Matemática como conhecemos originaram-se no Egito, quando os povos começaram a estabelecer-se na região, deixando de ser nômades, por volta de 6.000 a.C., devido às boas condições da terra para agricultura. Assim, era importante que se entendesse padrões de estações, ou de fases lunares, por exemplo.
Com o crescimento das sociedades, surge a necessidade de administração de terras, o que traz implicitamente necessidades como controle de áreas, de produção, de colheita, de impostos, e para isso, princípios de contagem e medições. Percebe-se a necessidade como motor do desenvolvimento das técnicas e, consequentemente, da Matemática.
Os egípcios usaram um sistema de numeração decimal, supostamente motivados pelos dez dedos da mão. O fizeram devido à necessidade de registro de seus cálculos.
Embora inovador, o sistema não era posicional, o que fazia da representação de números consideravelmente grandes algo inconveniente. Apesar disso, os egípcios eram ótimos calculistas, como se observa em descobertas como o Papiro de Rhind, que mostra processos de multiplicação, por exemplo, usando, indiretamente, sistema binário, que é a base da linguagem de computadores.
Episódio 2/6
SINOPSE
O papiro de Rhind foi escrito por um escriba chamado Ahmes, por volta de 1.615 a.C. e revela processos descritos para solucionar problemas cotidianos, grande parte deles envolvendo frações.
Com o advento das frações, seria plausível