RESUMO Marcel Mauss - As tecnicas do corpo
I – Noção de técnica do corpo: as maneiras pelas quais os homens, de sociedade a sociedade, de uma forma tradicional, sabem servir-se de seu corpo.
- Modo de andar dos EUA é disseminado pelo cinema na França: há uma educação do andar, da posição das mãos.
- "Habitus": Variam em indivíduos e suas imitações, sociedade, educações, conveniência, modas e prestígios. É preciso ver técnicas e a obra da razão pratica coletiva e individual, lá onde geralmente se vê apenas a alma e suas faculdades de repetição.
- Tríplice ponto de vista do homem total: Fisiológica, Psicológica e Sociológica (o todo é condicionado pelos três elementos indissoluvelmente misturados).
- Imitação como um ato que se impõem de fora, do alto, mesmo um ato exclusivamente biológico, relativo ao corpo. O individuo assimila a serie de movimentos de que é composto o ato executado diante dele ou com ele pelos outros.
- Ao observar os Maori com o jeito não natural com que anda, conclui que inexiste um andar natural entre adultos.
- Ato técnico, físico e mágico-religioso confundem-se para o agente. (O momentum psicológico capaz de associar-se a um ato que é antes de tudo uma proeza de resistência biologia, obtida graças a palavras e a um objeto mágico).
- Modos de agir: técnicas do corpo: ato tradicional, eficaz: é sentido pelo autor como um ato de ordem mecânica – homem difere-se do animal pela transmissão de técnicas e muito provavelmente por sua transmissão oral.
- Corpo: primeiro e mais natural instrumento do homem.
- Tudo em nós todos é imposto. Temos um conjunto de atitudes permitidas ou não, naturais ou não. Assim, atribuiremos valores diferentes ao fato de olhar fixamente: símbolo de cortesia no exercito, de descortesia na vida corrente.
- Adaptação constante a um objeto físico, mecânico ou químico (quando bebemos, por exemplo): Série de atos montados, pelo indivíduo, e nele mesmo, por sua sociedade: "Tudo em nós é imposto".
II – Princípio de