Resumo Lógica
ARGUMENTO
Desta maneira, entendemos que, ao dizer "é lógico", afirmamos não haver outra possibilidade de resposta, pois se ela existir, não é algo lógico. Aquilo que é lógico está claro, não deixando dúvida alguma.
Assim, este curso pretende iniciá-lo nos estudos da Lógica, para que você esteja apto a elaborar e analisar melhor os raciocínios; espera-se que você consiga entender e transitar no âmbito lógico com toda sua especificidade – e você verá que ele é bem específico.
Mas, muitas vezes, os alunos têm a Lógica como sendo um bicho-papão e, talvez, até mesmo você – sem ainda conhecer – acaba construindo uma imagem negativa desta disciplina apenas pelo que já ouviu por aí. De início, já digo: é muito gostoso saber lidar com a Lógica! Mas isto somente será possível depois de muito estudo, de muito esforço.
De início, apresento para você alguns argumentos (por ora, entenda o argumento como sendo um conjunto de frases que tem uma conclusão). Eles servirão para pensar (e rir) um pouco (podem ser encontrados em vários sites da internet).
Argumento 1 –––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
Todo homem é mortal.
Sócrates é homem.
Portanto, Sócrates é mortal.
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
Você poderia dizer: é claro que vamos afirmar a última frase; é lógico. E eu digo: com certeza, este é um argumento corretamente construído, perfeitamente lógico.
Argumento 2 –––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
Existem biscoitos feitos de água e sal.
O mar é feito de água e sal.
Portanto, o mar é um grande biscoito.
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
O que podemos pensar sobre esse argumento? Dizer que ele não está correto parece óbvio, mas qual é o erro que podemos encontrar nele?
Argumento 3 –––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
Deus é amor.
O amor é cego.
Steve Wonder é cego.
Portanto, Steve Wonder é Deus.
Disseram-me que eu sou ninguém.
Ninguém é perfeito.
Portanto, eu sou perfeito.
Mas só Deus é perfeito.
Portanto, eu