logica resumo
Na lógica a operação mental através da qual chegamos a uma conclusão partindo de determinadas razões chama-se raciocínio ou inferência, e quando comunicamos os nossos raciocínios formulamos argumentos.
Todos os seres racionais possuem a capacidade de raciocinar e de argumentar, no entanto, nem todos o fazem de modo correto caso contrario não cairíamos no erro nem no engano.
Aquilo em que nos acreditamos acerca do mundo baseia se nos argumentos que formulamos para defender os nossos raciocínios, ou seja podemos afirmar que não existe uma verdade única, pois ela depende dos argumentos formulados e pode a qualquer momento ser provado que esses argumentos que se julgava serem verdadeiros serem na realidade falsos o que altera a nossa perspectiva sobre a veracidade de uma afirmação.
Exemplo:
“Todos os mamíferos são inteligentes”
“Todos os humanos são mamíferos”
“ Logo, todos os seres humanos são inteligentes”
Admitindo que as duas primeiras frases são verdadeiras então tem lógica afirmar que a terceira frase também o é porque é uma conclusão obtida através da análise das outras duas. Obviamente podemos discordar desta da veracidade desta conclusão mas temos de concordar que ela foi obtida de forma consistente, razoável, e válida.
Exemplo:
“ Todos os mamíferos são inteligentes”
“todos os humanos são inteligentes”
“ Logo, todos os humanos são mamíferos”
Neste caso mesmo que consideremos a conclusão verdadeira não podemos considerar que foi obtida de forma razoável porque nenhum dos argumentos que foram apresentados nos garante sem qualquer duvida que a conclusão e verdadeira.
Logica formal: analisa a validade de argumentos dedutivos
Logica informal: analisa a validade de argumentos não dedutivos
O argumento
Estrutura do Argumento
Um argumento é um conjunto de proposições devidamente articuladas, as premissas e a conclusão, no qual as premissas pretendem defender sustentar ou justificar a conclusão
Exemplo:
“Todos os