Resumo a logica do consumo
RESENHA DO LIVRO: A LÓGICA DO CONSUMO (Capítulos 1, 2, 9, 10, 11)
Porto Alegre Julho de 2010.
Capítulo 1. Um fluxo de sangue para a cabeça.
O autor inicia o capítulo falando sobre o estudo que ele realizou com fumantes. Esse estudo foi o maior já realizado sobre o tema e tinha como objetivo descobrir por que as propagandas realizadas nas campanhas antitabagismo como mostrar nas carteiras de cigarros fotos impactantes de fumantes e também proibir propagandas de cigarros, não estava surtindo efeito sobre a sociedade. Nesse estudo foi utilizado um instrumento chamado Neuromarketing, que através de testes com fumantes através do IRMF, que é uma versão avançada do eletro encefalograma foi possível descobrir que as campanhas realizadas estavam tendo um resultado ao contrario do desejado, os fumantes ao assistirem as campanhas acabavam sendo estimulados a compra do cigarro, pois as advertências contra o uso do cigarro acabavam tendo uma resposta ao contrario do nosso cérebro. Diante desse cenário o autor chegou à conclusão que a maioria das decisões de compra é realizada de forma inconsciente.
Capitulo 2. Deve ser este o lugar
Nesse capitulo o autor aborda a influencia que as propagandas tem sobre o consumidor, dizendo que a grande quantidade de comerciais a todo momento e a baixa criatividade na criação desses, faz com que o consumidor acabe não se lembrando de quase nenhum comercial o qual assistiu nos últimos dias, tendo assim esses comerciais pouco influencia sobre o consumidor.
O autor cita como exemplo o programa American idol, programa esse que possui grande audiência nos Estados Unidos e no qual a Ford e a Coca-Cola fizeram propagandas de seus produtos, obtendo resultados extremamente diferentes.
Ambas as empresas gastaram grandes quantias de dinheiro nessas propagandas, o