Modelo de relatorio
EXTINÇÃO DA RESPOSTA DE PRESSÃO Á BARRA
Experimento de laboratório apresentado à UNINGA – Faculdade Ingá – como requisito parcial para obtenção da nota do terceiro bimestre no curso de Psicologia.
Maringá
2008
Relatório n.06
Experimento n.º 06
Nome do experimento: Extinção da resposta de pressão á barra
Rato n.º06 (privação de água por período de 24 horas
Gaiola n.º02 Box n.º03
Duração do experimento foi de 19 minutos, das 17h04min as 17h23min.
Data da realização: 12/09/2008.
1. Objetivo: A extinção da resposta de pressão á barra é uma etapa que tem como objetivo observar se a resposta de pressão á barra é mantida por suas conseqüências, qual seja a apresentação do estímulo reforçador (água) contingentemente á emissão da resposta de pressão á barra. Para isso, suspende-se a condição experimental de reforçamento da resposta de pressão á barra.
2. Método
2.1 Sujeito: O rato de linhagem Rattus novergicos de linhagem Wistar – um rato albino – de linhagem Mc Cowey. Adulto jovem com dias de vida, que foi criado no biotério da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e veio para o Biotério da Uningá (Faculdade Uningá), onde irá permanecer com propósito de estudos e pesquisas acadêmicas, está pesando no momento do experimento 298 gramas e encontra-se privado de água por 24 horas.
2.2 Instrumentos: Caixa de Skinner, folha de anotações e caneta. Caixa operante de Skinner, uma gaiola de alumínio anodizado cinza fosco, medindo 24 cm de altura, 26 cm de comprimento e 21 cm de largura. O piso possui grades paralelas, em aço inoxidável, fixado nas extremidades com rebites em acrílico, com uma distancia de 1,5 cm entre as grades. Na parede lateral direita existe um bebedouro na altura do piso, com aproximadamente 0,7 cm de diâmetro; cerca