modelo de relatorio
Fulano da Silva e Fulana da Silva
I. Introdução
Este relatório deve ser utilizado como modelo a ser usado nas atividades da disciplina Física Experimental. O título deve indicar de forma concisa o assunto de que trata o relatório. A seção Introdução tem como função indicar a motivação e o objetivo do experimento realizado.
II. Detalhes Experimentais
Nesta seção deve-se explicar como o trabalho foi conduzido. Deve ser preparada uma ilustração que permita ao leitor entender como foi feito o experimento (esta ilustração pode ser preparada no computador, ou desenhada à mão e escaneada, como na Fig.1 ao lado.).
Recomenda-se ordenar os procedimentos cronologicamente ou por tipo de procedimento. Usar o tempo passado e a terceira pessoa para descrever o que foi feito. O procedimento deve ser descrito claramente: indicar as variáveis medidas, quantas repetições foram feitas, etc. É importante explicar e justificar por que cada procedimento foi feito. Caso seja importante, identificar e dar detalhes pertinentes de substâncias ou equipamentos, os quais podem ser críticos para o sucesso do experimento. Deve-se tomar cuidado para não misturar resultados com procedimentos.
III. Resultados e Discussão
Traz os resultados relevantes para as questões apresentadas na introdução. Nesta seção, os resultados devem ser apresentados de forma sintética somente, sempre que possível, através de gráficos. Os gráficos devem ser elaborados conforme discutido em aula (o gráfico deve ser preparado à mão e anexado, ou então, escaneado e inserido como imagem, como na Fig.2 ao lado). As figuras devem ter legenda centralizada e imediatamente abaixo das mesmas.
Usar o tempo passado quando se referir aos resultados. Numerar as figuras e tabelas consecutivamente, na mesma sequência em que aparecem pela primeira vez no texto. Na discussão, apresente suas interpretações, opiniões e as implicações de suas descobertas.
IV. Conclusões