Resumo de logica
1.1 Conhecendo a disciplina
A disciplina de Raciocínio Lógico proporciona o entendimento das ferramentas que todo o profissional deve utilizar a fim de resolver problemas de ordem administrativa, financeira, matemáticos, de planejamento, de estratégias dentre outros, utilizando a arte de pensar. 1.2 Lógica – Contextualizando
Origem: Se faz presente desde a Grécia. Utilizada por pensadores e filósofos.
Vem do grego AOYIKN, logos, significa palavra, pensamento, ideia, argumento, relato.
Segundo COTRIM, 1989, p. 199 citando o filósofo Régis Jolivet : “ciência das leis idéias do pensamento e a arte de aplicá-las corretamente na procura e demonstração da verdade”
Definição: Conhecimento que distingue o argumento correto do incorreto. Possibilita educar a forma de pensar, de estruturar idéias e concepções. 1.3 Conhecendo a teoria
1.3.1 Os mecanismos da inteligência
Vivemos em uma realidade complexa e em constante transformação. Essas (transformações) só são possíveis porque o homem se transforma utilizando a razão e inteligência. Que podem ser definidas como faculdades que possibilitam a construção do conhecimento que aplicados à realidade, garantem a vida do individuo no planeta.
Segundo COTRIM, 1989,p 20, a razão tem a função de avaliar, julgar e organizar fatos.
Em situações em que nossa atividade consciente, ou seja, a razão deixa de agir, nossa mente aciona a inteligência, que pode ser definida no conceito clássico como: ¨a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas e aprender”. No entanto, com esse conceito partimos da premissa que o status social das pessoas pode torná-la mais ou menos inteligentes quando comparadas.
Com base neste modelo (clássico) foram desenvolvidos os testes de QI (quociente de inteligência). Esses testes originaram-se na França como forma de medir a inteligência de crianças nas áreas de linguística e matemática.
Segundo o psicólogo Howard Gardner, a inteligência depende do contexto, ou