Os 4 P
Carolina de Mattos Nogueira Machado; Claudio Eduardo Ramos Camfield; Juliane do N. de Quadros.
Kotler (1998) afirma que ormalmente o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes. Nessa mesma dimensão. Westwood (1996) complementa que o marketing tem como função identificar as necessidades das pessoas, desenvolvendo um produto que os satisfaça com o objetivo de gerar lucros para a organização. Las Casas (2007, p. 72) define marketing como:
A área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos.
Segundo os autores Kotler e Armstrong (2007, p.237) definem marketing como:
Um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com outros. Essa troca de valor está acoplada aos esforços de marketing que estariam direcionados no sentido de conhecer os desejos dos consumidores e a partir de sua compreensão, ofertar produtos e serviços com objetivo de gerar mais lucros ás empresas e tornar as pessoas satisfeitas.
Assim, é preciso saber o que as pessoas pensam, o que querem, desejam ,sonham e principalmente o que as motiva a consumir. Assim, o planejamento e as estratégias de marketing são fundamentais para quem se propõe a ofertar produtos direcionados ao consumidor final. Nesse sentido, Kotler e Fox (1994, p. 38) argumentam que “administração de marketing envolve preparar as ofertas de instituição para atender as necessidades de mercados-alvo, usando preço, comunicação e distribuição eficaz”.
Mix de marketing (4 ps)
Las Casas (2007) afirma que o composto mercadológico (Mix de marketing) foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e