Resumo Livro O que é Arte - Jorge Coli
A obra resumida se trata do livro O que é Arte de Jorge Coli. O livro busca explicar alguns aspectos da arte, já que a arte em si não pode ser definida com poucas palavras. O autor começa citando que a noção de arte de cada pessoa é específica de cada cultura. O que dá ao objeto o estatuto de arte são as galerias que permitem que os pintores manifestem sua arte ou os museus. Os críticos também fazem parte desse meio, eles possuem o poder de atribuir o estatuto de arte a um objeto e de classificar numa ordem de excelências segundo seus critérios.
Como a arte não é algo de fácil definição, o objeto das artes não são unânimes nem constantes, eles podem ser contraditórios, tanto na atribuição do estatuto quanto na determinação de hierarquia, até quando se tenta definir um critério, soa como um esquema que perturba a aproximação da arte. Para tentar melhorar a análise do objeto de arte, existe a idéia de estilo que conforme definidos podem trazer melhor segurança. As obras são muito complexas, e apenas uma definição de estilo como impressionista, surrealista ou hiperrealista seriam para uma visão apenas superficial do que esta sendo analisado. O autor cita que é suficiente debruçarmos sobre o objeto artístico para percebermos a insanidade das classificações, pois sua riqueza foge sempre a qualquer determinação, elas são sempre mais do que nos dizem as pré definições e se não resistirmos a tentação fácil de classificá-las, isso acaba sendo mais importante do que as próprias obras.
Em relação a critica, historia da arte e categorias e sistemas: a critica analisa as obras e sua função é seletiva, o historiador procura em princípios evitar julgamentos de valor e compreender os fenômenos artísticos, as categorias e sistemas foram criados como tentativas de melhor definir, analisar e julgar as obras. Vários moldes foram criados por Panofsky, Focillon e principalmente Wolfflin para tentar encontrar significados nas obras, porem por mais rico, rigoroso e complexo que