O que é arte - resumo do livro de Jorge Coli
FAP
O QUE É ARTE. Responder é coisa difícil. As respostas são divergentes, contraditórias. Mas “é possível dizer que arte são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é, nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia ... se não conseguimos saber o que é arte, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa idéia e como devemos nos comportar diante delas” (p. 8)
“Para decidir o que é ou não arte, nossa cultura possui instrumentos específicos . Um deles, essencial, é o discurso sobre o objeto artístico, ao qual reconhecemos competência e autoridade. Esse discurso é o que proferem o crítico, o historiador da arte, o perito, o conservador de museu. São eles que conferem o estatuto de arte a um objeto.
Nossa cultura também prevê locais específicos onde a arte pode manifestar-se, quer dizer, locais que também dão estatuto de arte a um objeto. Esses locais garantem ... o rótulo “arte” às coisas que apresentam, enobrecendo-as. (p. 10)
Portanto, “nossa cultura prevê instrumentos que determinarão, por mim, o que é ou não arte”.
Ou seja ..... “o estatuto de arte não parte de uma definição abstrata,lógica ou teórica, do conceito, mas de atribuições feitas por instrumentos de nossa cultura, dignificando os objetos sobre os quais ela recai”.
***********************************
“A arte instala-se em nosso mundo por meio do aparato cultural que envolve os objetos: o discurso, o local, as atitudes de admiração etc (p.12)
(p.17) mas o discurso é arbitrário, mais que o julgamento puramente técnico
(13) o crítico julga segundo seus critérios (subjetividade).
- Muitos artistas considerados grandiosos hoje, não o foram no seu tempo. Sua “reabilitação triunfal” (p. 21) é muitas vezes póstuma.
Ou seja, “ a autoridade institucional do discurso competente é forte, mas inconstante e contraditória, e não nos