a arte conteporanea
Historia da Arte
Resenha Critica
Augusto Vidarte Herger
Pelotas , 05 de Junho de 2014
Resenha-Crítica do texto Introdução à história da arte, de Dana Arnold.
O livro discute as várias formas de encarar a história da arte, que para a autora arte significa atemporal que leva ao longo do tempo a beleza para a humanidade ao, mesmo tempo que enfatiza a dificuldade de se expressar com as palavras a informação sobre manifestação essencialmente visual. A obra apresenta os preconceitos da disciplina, mostrando como se modificaram com o passar dos anos por causa de matérias usados na época.
Analisa o pensamento do que escreveram sobre o tema ao longo dos tempos, fala da importância dos leilões que necessitavam varias informações da obra para ser avaliada, e das galerias ou museus e reflete sobre como as grandes exposições, do passado e do presente, mudaram os rumos da história da arte.
Trata do impacto que escolas filosóficas e a teoria psicanalítica tiveram na maneira como vemos a história da arte.
Resenha-Crítica do texto Oque é arte? , de Jorge Coli.
Jorge Coli esclarece que não há definição para oque é arte, não existe um conceito lógico ou teórico. A ideia de arte é própia da nossa cultura. E é tornado quando é aceito como arte.
O instrumento mais frequente em busca do rigor é o desejo de classificar o estilo. Há uma certeza de que toda obra e artista tem seu estilo. Podemos classificar o estilo de um autor como sua essência reconhecendo facilmente sua produção quando estamos familiarizados com seu estilo.
A obra, em todo o seu processo de mutação, desafio e ilusão difunde com o engano e falsificação. Essas falsificações afetam também o monopólio criado para comerciar