a volta de Cristo em meteus
Estudo Sobre Mateus 24:1-51
Já vimos que uma das grandes características de Mateus é a de reunir os ensinos de Jesus sobre diferentes temas em grandes blocos. No capítulo 24 reúne coisas que Jesus disse sobre o futuro; dá-nos uma visão das coisas que virão. Mas neste capítulo reúne frases de Jesus sobre aspectos do futuro. Ser-nos-á muito mais fácil esta obscura passagem se podemos separar as diferentes partes da trama e examiná-las uma por uma. A reunião das frases de Jesus ocupa os primeiros trinta e um versículos do capítulo. O melhor será que, em primeiro lugar, exponhamos estes versículos em sua totalidade, em seguida estabeleceremos os diferentes aspectos do futuro sobre os que trata e, por último, buscaremos atribuir cada seção destes primeiros 31 versículos a seu lugar no todo. Devemos compreender que não podemos pretender que o padrão que obtenhamos seja definitivo e final, mas embora alguns detalhes fiquem obscuros, o quadro se esclarecerá em grande medida.
Estudo Sobre Mateus 24:1-31
O entrecruzamento dos fios Aqui temos, pois, a complexa visão do futuro compilado por Mateus. Agora devemos buscar desenredar os diferentes fios que aparecem, e atribuir cada seção ao fio que corresponde. Neste momento nos limitaremos a indicar os fios e atribuí-los a seu lugar e deixaremos a explicação mais ampla para o comentário detalhado.
(1) Há seções que predizem os dias terríveis do cerco de Jerusalém por Tito, o general romano. Este foi um dos cercos mais terríveis da história. Os versículos 15-22 correspondem a este fio.
(2) Há seções que falam da destruição total de Jerusalém e sua redução a um montão de ruínas. Os versículos 1 e 3 pertencem a este fio.
(3) Há imagens extraídas da concepção judaica do Dia do Senhor. Já falamos sobre essa concepção, mas devemos voltar a sintetizá-la aqui. Os judeus dividiam o tempo em duas eras: esta era presente e a era por vir. A era atual é má, e não há