Nietzsche: a tragédia além da vida
Infância conturbada e contexto histórico:
Nietzsche nasceu em 1844 na cidade de Rocken, Prússia, em meados da expansão da primeira fase da Revolução Industrial (1780-1860). Com a Revolução Industrial, a Alemanha (Prússia), seu país de origem, se tornou uma das principais áreas de concentração industrial e filosófica, pois alguns dos mais importantes filósofos da atualidade como Kant, Engels, Marx e Schopenhauer tinham nascido em território prussiano. A unificação alemã estava ocorrendo com a Revolução de 1848 em Estados Germânicos e foi atingida em 1871 com Otto von Bismarck no poder. Apesar de tudo isso, Nietzsche viveu em grande parte na conhecida Bela Época (tendo início em 1871), uma época de relativa paz na Europa.
Nietzsche teve uma infância um tanto quanto conturbada, aos 5 anos perdeu o pai e o irmão e foi criado sob companhia feminina, sua mãe, sua irmã, suas tias e sua avó. Sempre foi uma criança exemplar, era um aluno excelente, gostava de estudar e adorava ler a Bíblia, lia tanto que era cogitado que se tornasse um pastor protestante como fora seu pai e seus antepassados. Porém se afasta do cristianismo com a leitura de Fichte, Schiller e Byron e influência de alguns professores.
Adolescência e vida adulta:
Nietzsche estudou muito a Bíblia, o grego, o latim e a cultura grega e saiu de Pforta, onde conseguira uma bolsa de estudos em 1858, para ir pra Bonn, onde estudou filosofia e teologia. Em Bonn levou uma vida diferente, chegando a tentar beber e fumar, porém não conseguiu por considerar tais ações como corruptoras do pensamento. Sob influência do professor Ritschl, Nietzsche se muda pra Leipzig pra se dedicar à filologia. Terminou seus estudos de maneira espetacular realizando estudos sobre Homero e Hesíodo e em 1869 se tornou professor de filologia clássica na Universidade de Leipzig. Como professor Nietzsche passa a dar palestras sobre a cultura grega e é considerado um jovem de futuro promissor. Em 1870,