Caminho da sustentabilidade
Av. Charles Schneider, 585 - Vila Edmundo - TAUBATÉ
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING – 2° semestre
O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
CTS em MARKETING
Prof. Maria Aparecida
TAUBATÉ
Governo do Acre com parceria com a Indústria Natex.
O principal caminho para a sustentabilidade ambiental está na renovação, isto é, na utilização de materiais provenientes de fontes que não sejam finitas, mas sim em constante renovação, e na produção de produtos utilizando fontes de energia renováveis – energia que provém de recursos naturais renováveis e que diminui o impacto no ambiente.
A Natex fez a opção consciente de favorecer na composição das suas embalagens recorrendo à matéria-prima proveniente de florestas geridas de forma sustentável (onde a taxa de reflorestação é superior à taxa de abate). A capacidade de renovação, pois uma característica distintiva das embalagens e uma vantagem ambiental comparativamente com outros sistemas de embalagem. Natex acredita que a utilização de matéria-prima proveniente das florestas, uma fonte renovável, constitui uma forma sustentável de fazer negócios.
Acre em seu projeto de desenvolvimento sustentável informou que o estado chega ao Rio de Janeiro para mostrar que o desenvolvimento sustentável é possível na Amazônia Ocidental, a partir de projetos como os da indústria de preservativos Natex e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em execução no estado natal de Chico Mendes.
O Acre fez seu ordenamento territorial com zoneamento e conseguiu ter, em seu território, as áreas que podem ser preservadas, as áreas que podem produzir e as áreas que temos que inclui homem e meio ambiente.
O Acre comemora os avanços conquistados na questão socioambiental na última década, mas o quarto governo no estado sabe que está com um imenso desafio, que é tornar a economia do Acre forte, conservando a