são Francisco de Assis
(Esta versão comporta alguns ajustes feitos por Camargo, FG)
Comerciante de origem, nascido em 1182 em Assis Itália Francisco viveu na época de transição do sistema feudal (que caracterizou a Idade Media sob os aspectos socioeconômico-politico-religiosos) para o despertar do mundo burguês (no sentido de volta a civilização urbana, ao burgo), com novas ideias e comportamentos socioeconómico-políticos, grande mobilidade de pessoas e inquietação religiosa.
De inicio, dedicou-se, como o pai, ao comércio de tecidos. Meteu-se também em aventuras de ordem militar, sonhando com a nobreza cavalheiresca. Em meio a esses sonhos de gloria, já com cerca de 20 anos, voltou-se para a religião, quem sabe tocado pela onda de desejos de reforma religiosa que agitava o cristianismo da época. “Converteu-se”, da vida cristã comum, a uma nova experiência, inspirada no Evangelho, por ele redescoberto. A “conversão” trouxe problemas com a família, que o desejava comerciante. Rompeu com ela. Restituiu ao pal. tudo que lhe pertencia, decidido a começar “nu” uma nova fase de vida. Viveu por mais de dois anos sozinho, reparando igrejinhas em reinos e servindo a leprosos, para demonstrar sua conversão a Deus e amor ao próximo.
A sinceridade de sua opção, de inicio, olhada como loucura, começa a despertar interesse. Achegaram-se a ele outros “aventureiros” do Evangelho, desde 1208. No ano seguinte, pôde viajar a Roma com um grupinho de onze amigos, para solicitar ao Papa permissão para viver “segundo a forma do Evangelho de Jesus Cristo”. Não só o acatamento ao chefe visível da Igreja, mas também a prudência devem ter movido Francisco a ir a Roma, porquanto perambulavam pelas estradas da Itália, naquela época, outros grupos de reformistas, que se opunham a Igreja. Nascia assim a Ordem dos Frades Menores (OFM). Este é o nome