Resumo Livro Vagalumes
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CONFORTO AMBIENTAL II
RESUMO DO LIVRO "ANTES QUE OS VAGA-LUMES DESAPAREÇAM", DE ALESSANDRO BARGHINI
Júlia Zeni
Santa Maria
2013
RESUMO DO LIVRO "ANTES QUE OS VAGA-LUMES DESAPAREÇAM", DE ALESSANDRO BARGHINI
Júlia Zeni
Trabalho apresentado à disciplina de Conforto Ambiental II - DAU2062 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS) como requisito parcial para a aprovação na disciplina.
Professora Giane Grigoletti
Santa Maria
2013
Capítulo 1 - Introdução
No primeiro capítulo o autor nos introduz o tema, discorrendo sobre as características do problema e as hipóteses que serão testadas no decorrer do texto.
No princípio, Barghini nos apresenta um dos problemas da iluminação pública artificial: o desaparecimento dos vaga-lumes, que ocorre pois, para atrair o parceiro para o acasalamento, os vaga-lumes emitem um lampejo muito sutil, sendo apenas percebido se os níveis de iluminação do ambiente forem inferiores a 0,5 lux, já que eles não emitem radiação quando a iluminação supera esse valor. O infortúnio é que, com a ascensão da iluminação artificial em locais públicos, os níveis de iluminação excederam esse valor, causando o desaparecimento dos vaga-lumes.
Ao inventar a lâmpada elétrica a vácuo, em 1879, Thomas Edison afirmou que, futuramente, apenas pessoas ricas utilizariam velas. Porém, sua previsão não se concretizou, e, contrariando a evolução do rendimento de sistemas de iluminação, em países em desenvolvimento da região tropical e equatorial, muitas pessoas ainda são privadas de energia elétrica. Contudo, muitos programas nacionais e internacionais tentam levar a eletricidade para áreas isoladas, utilizando de técnicas cada vez mais sofisticadas.
Por todos os avanços ocorridos, surpreendentemente a iluminação artificial externa alcançou um grau astronômico: se a Terra for vista por um observador fora do sistema