resumo livro - solucionador de problemas
Nos deparamos com desafios todos os dias e dependendo da gravidade do mesmo, podemos perder a paciência com facilidade. E já que a regra é resolver problemas nada melhor do que um livro simples e de fácil leitura, afinal de complicado já basta a situação em sí.
Ken Watanabe afirma de ínicio que se forem estabelecidas metas, não tem importância o tamanho do desafio, deve-se somente enfrentá-los e superá-los. Não se deve satisfazer somente com o simples, com o mais fácil e rápido, momentâneo, e sim acabar com o problema causado de forma definitiva para que nunca mais ocorra novamente da mesma maneira, e é isso que difere um leigo a um solucionador. “Resolver problemas não é uma habilidade, é uma mentalidade” diz ele. Os grandes líderes do mundo se destacaram por esse descontentamento. Os solucionadores de problemas procuram dar o melhor de si, isso faz com que a vida seja moldada de forma positiva.
Além de ensinar a teoria, o livro mostra ser muito dinâmico e abrangir uma enorme porcentagem de formas práticas das resoluções dos desafios, o autor busca sempre estimular a experiência, sendo o primeiro passo a iniciativa. Os erros e acertos são normais e muito bem vindos, já que serve de aprendizado para repetir os acertos e buscar uma reparação para os erros. Após a prender as técnicas e começarmos a solucionar nossos problemas pessoais, veremos que os sonhos estão ao nosso alcance.
Ken Watanabe ao invés de começar a ensinar como se tornar um solucionador de problemas, inicialmente ele mostra como é o perfil de quem não se torna um solucionador. Isso faz com que as pessoas analisem os outros ao redor, imaginando se conhecem alguém com essas características ou se sí mesma se enquadra nos perfis citados.
Dona Suspiro é apresentada e tem no seu perfil as seguintes caracteristicas:
Desiste no primeiro desafio
Tem medo de fracassar e ser ridicularizada
Coloca a culpa