resumo a introducao a engenharia
Os engenheiros são por excelência identificadores, formuladores e solucionadores de problemas. Contudo, isso não é uma tarefa fácil, visto que é necessário saber formular adequadamente as questões as quais se deseja construir respostas. Uma necessidade só vai ser um problema depois de ter sido formalmente prescrito. Assim, identificar, formular e solucionar problemas pode resultar na elaboração de um novo produto, sistema ou processo, ou a sua melhoria. A solução dos problemas dá-se no projeto, instrumento onde se aplicam de forma mais significativa os conhecimentos técnicos e científicos de um engenheiro.
De acordo com os autores, deve-se saber empregar dois processos muito importantes na elaboração de um trabalho: análise, que envolve a divisão do sistema físico real em componentes mais simples, para que se possa estudá-los separadamente com maior profundidade e síntese, onde se reúne todas as conclusões e propostas de solução, sintetizando uma composição unificada dos resultados obtidos.
Um projeto é uma atividade que envolve ciência e arte, conhecimentos dos mais diversos assuntos do saber humano, o que implica experiência de quem o desenvolve. Em suma, projeto é um plano de execução, planejamento para se alcançar objetivos dentro de metas de orçamento e tempo; é o conjunto de atividades que precede a execução de um produto, sistema, processo ou serviço. Assim, projetar é estabelecer um conjunto de procedimentos e especificações que, se postos em prática, resultam em algo concreto ou em um conjunto de informações. O sucesso do projeto tem forte ligação com a adoção de um bom processo solucionador. Basicamente, o esquema do processo de projeto se resume em: identificar uma necessidade, definir o problema, coletar informações, ter concepção, avaliar, especificar a solução e comunicar. Porém, as técnicas de projeto tem evoluído continuamente, sendo aprimoradas a partir de experiências particulares. Isso