Resumo de introdução a engenharia
704 palavras
3 páginas
Cap 4. O engenheiro A dependência da sociedade moderna está cada vez maior devido aos produtos tecnológicos.A evolução da tecnologia e da ciência proporciona mais conforto a vida da sociedade, onde os integrantes desse processo contribuem para um trabalho menos árduo e uma vida mais digna,porém um grande problema é a dificuldade dessa distribuição de tecnologia a todos. O engenheiro tem que ser capaz de identificar e resolver esses problemas; é necessária uma visão sistêmica, com domínio na realidade física, incluindo atividades sociais e econômicas. Para alcançar tal visão, devemos completar a graduação primeiro, que contribuirá para o nosso desenvolvimento como engenheiro. Hoje em dia, porém, o diploma funciona como um passaporte de acesso ao ramo profissional.Correr riscos faz parte da nossa profissão e de novas experiências podemos chegar a novas soluções, contribuindo para o desenvolvimento da profissão. O mercado de trabalho desde o ingresso a faculdade até a atuação no mercado em si, sofre diversas modificações, as quais o engenheiro deve estar atento.No ramo, encontramos três tipos de formas de atuação do engenheiro: o autônomo, que tem maior independência de decisão sobre a profissão, o empregado, que atua diretamente a empresa, e o engenheiro responsável, que é responsável por uma empresa e contrata outros profissionais.Independente do ramo de atuação, o engenheiro deve desenvolver competências e habilidades, como o domínio de conhecimentos gerais e senso critico.Dentre essas competências, podemos destacar:
Conhecimentos objetivos: trata-se de uma amplitude dos conhecimentos físicos para solucionar problemas concretos incluindo a tecnologia e a lógica.
Relações humanas: exigida devido à integração do engenheiro com o seu campo de trabalho, onde se deve conhecer as necessidades e as aspirações dos clientes para o desenvolvimento de uma solução.
Experimentação: necessidade de realizar experimentos, com o objetivo de verificar algum resultado