Resumo capitulo i introdução a engenharia
Chegando à Universidade
A vida na Universidade é diferente da que se tinha no ensino médio. Lá o aluno era ensinado a ter uma voz passiva e tratar o professor como o comandante supremo, enquanto na nova instituição o mesmo deve assumir uma posição ativa e permitir ao seu mestre apenas o posto de orientador.
Nesta nova fase muitas são as barreiras e dificuldades. Tudo é muito novo e mágico e o despreparo pode levar a grandes decepções ou atrasos desnecessários. Seja com a república ou o trabalho, ou mesmo as condições financeiras, sociais e/ou psicológicas, deve-se sempre tomar cuidado com a saúde, mental e física, e com o foco.
A importância do estudo é enorme. A meia-vida dos conhecimentos na área de engenharia é de apenas 10 anos e continua a cair. A atualização é imprescindível, e a determinação da própria pessoa nunca pode ser deixada, para que sempre possa ser útil, ainda mais na maturidade profissional.
Para todas essas considerações um método de estudo é necessário. Um que não seja inflexível e se adapte muito bem com as necessidades da própria pessoa. Dessa forma um método costuma funcionar perfeitamente apenas para o estudante que o utiliza. O conselho seria focar no ambiente, nas condições e nas fases do estudo.
O ambiente deve ser previamente escolhido, que proporcione conforte e que não cause distração. É muito importante ter uma mesa ou um lugar de apoio para os livros e materiais que serão utilizados.
O tempo também deve ser escolhido com calma e o lazer deve ser também ponderado assim como as dificuldades em cada matéria. O aconselhável é duas horas de estudo extraclasses para cada uma que se teve durante a sala de aula.
As fases de estudo se dividem em preparação, captação e processamento. Na preparação deve-se focar a mente, entender a importância do assunto e refletir sobre possíveis