Cubismo
Cubismo
Arquitetura e Urbanismo - UNIBH
Cubismo
Surgiu no séc. XX (1907 a 1914), Paris. Movimento artístico mais influente da época; Rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição; Principais artistas: Pablo Picasso, Georges Braque; Influência Paul Cézanne.
Paul Cézzane: Naturezamorta com maçãs e laranjas (1900). Paul Cézzane: A casa de Père Lacroix em Au vers (1873).
Cubismo
A partir de Cézanne, os cubistas pretenderam representar o objeto a partir de vários pontos de vista, numa superfície plana, sob formas geométricas e em momentos simultâneos. Não representam, mas sugerem a estrutura dos corpos ou objetos. Representam-nos como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes. Pretendiam substituir a imagem visual por uma imagem mental, algo que Picasso exprimiu quando disse: “ Eu não pinto as coisas como as vejo, mas sim como as penso”.
Fases Cubismo
Fase Cézanniana ( 1907- 1909) Desenvolve-se sob a influência de Cézanne, que procurando uma maior simplificação das formas, experimentou reproduzir a natureza através da geometrização dos volumes, e da sua redução a formas simples. Recebeu ainda influências da arte primitiva africana ao nível da clareza estrutural, da pureza formal e da intensidade expressiva dos corpos e rostos (simplificados ou em máscara). Neste período Picasso e Braque desenvolveram separadamente, uma arte semelhante, marcada pela análise das paisagens e objetos, que se assemelham a algumas das propostas de Cézanne.
George Braque: Eutaque (1907).
Paul Cézzane: A casa de Père Lacroix em Auvers (1873).
Fases Cubismo
Fase Analítica (1909 - 1912)
Apareceu depois da junção do trabalho desenvolvido separadamente por Pablo Picasso e Georges Braque. Caracteriza pela desestruturação da obra em todos os seus elementos, como se o objeto tivesse sido quebrado ou explodido. Decompõe a obra em partes, registrando