Resumo introdução a engenharia
A Engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais,estruturas,máquinas,aparelhos,sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo. Conceito de Ciência
É o conjunto organizado dos conhecimentos relativos ao universo, envolvendo seus fenômenos naturais, ambientais e comportamentais. Ciência Pura ou Fundamental
Quando a ciência é desvinculada de objetivos práticos.
Ciência Aplicada
Quando a ciência visa conseqüências determinadas.
Conceito de Tecnologia
É o conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e comercialização de bens e serviços, e que está integrada não só por conhecimentos científicos provenientes das ciências naturais, sociais, humanas, mas igualmente por conhecimentos empíricos que resultem de observações, experiência, atitudes específicas, tradição, etc. (Sábato, Jorge A.)
Este conjunto de conhecimentos que definem a Tecnologia não é simplesmente um agregado, mas sim deve estar ordenado, organizado e articulado para a produção e comercialização de materiais e serviços. Esta característica leva a uma importante constatação, pois define a Tecnologia como se fosse uma mercadoria.
Aspectos Históricos de Ciência e Tecnologia (CeT)
C&T percorrem caminhos diferentes até se tornarem indissociáveis e fator central do progresso da humanidade.
2.3.1 - 1º Estágio - Antecede a Revolução Industrial
É caracterizado pelo surgimento da Ciência moderna, isto é a Revolução Científica que teve início na Europa no século XVIII.
2º Estágio - Revolução Industrial até a 2º Guerra Mundial
Revolução Industrial ou Revolução Científica teve início em 1740 na Inglaterra sendo caracterizada pela introdução de máquinas no processo produtivo, pela organização no trabalho de forma intensiva e pela ampliação do sistema de crédito.
Fases: