Resumo - introdução à engenharia ambiental
INTRODUÇÃO
* Segundo Miller (1985), nosso planeta pode ser comparado a uma astronave, deslocando-se a 100 mil km/h pelo espaço sideral. * A tendência natural de qualquer sistema, como um todo, é aumentar sua entropia (grau de desordem). * Do equilíbrio entre três elementos: população, poluição e recursos naturais, dependerá o nível de qualidade de vida no planeta.
POPULAÇÃO
* A partir da revolução industrial a tecnologia proporcionou uma redução da taxa bruta de mortalidade, que ocasionou um aumento da taxa de crescimento populacional anual, apesar da taxa de natalidade estar se reduzindo desde aquela época até os dias atuais. *
* Entretanto, devemos ter em mente que, mesmo que o problema da fome no mundo hoje possa ser atribuído a interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos, e não a uma super-população, em longo prazo teremos que encontrar um modo consensual de reduzir a taxa de crescimento populacional. RECURSOS NATURAIS * Recurso natural é algo útil a organismos, populações e ecossistemas. Portanto o conceito de tecnologia também pode estar diretamente ligado a recurso natural, já que é preciso algum processo tecnológico para utilização desse recurso. * O conceito de economia ligado a recursos naturais também interage de forma evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Ex: álcool, que antes da crise do petróleo era economicamente inviável. * Por último, o conceito de meio ambiente ligado a recursos naturais: a exploração, processamento e utilização dos recursos naturais não devem causar danos ao meio ambiente. Esse quesito vem sendo desrespeitado nos últimos tempos, gerando aberrações, como o uso de elementos extremamente tóxicos como recursos naturais.
*
* Há situações nas quais um recurso renovável passa a ser não-renovável. Essa