Teoria geral do tur
1. Qual a definição do chamado “efeito multiplicador”? Dê um exemplo deste efeito que você conhece em termos de turismo. (3,5 pontos)
Resposta:
A relação entre o dinheiro que entra por conceito de turismo e sua repercussão final no PIB (Produto Interno Bruto) chama-se efeito multiplicador, que é definido como o coeficiente que mede a quantidade de ingresso gerado por cada unidade de despesa turística.
O efeito multiplicador é produzido pela sucessão de despesas que têm origem no gasto do turista e que beneficiam os setores diretamente e os ligados indiretamente ao fenômeno turístico. A unidade monetária recebida passa por diversas transações, cujo número depende do círculo consumo -renda de cada localidade, região ou país.
Como exemplo cito o “Rio + 20”, evento realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2012, com esse acontecimento a cidade ficou com os hotéis lotados, além de todas as pessoas envolvidas diretamente havia também imprensa, seguranças que se hospedaram também nos hotéis. Aluguel de carros, vans e até de helicópteros aumentaram em grande número nessa época, os restaurantes, todos os dias, muito cheios e por fim a grande quantidade de serviços e materiais que foram empregados no evento como: limpeza, cozinha, médicos, tradutores e etc.
2. Cite dois impactos econômicos positivos do turismo e explique-os. (3,0 pontos)
Resposta:
1. Aumento da renda no destino turístico. Os moradores da localidade têm a possibilidade de lucrar direta ou indiretamente com os turistas. 2. Estímulo aos investimentos. Com a chegada dos turistas vêm também os investimentos tanto do Poder Público (melhoria do saneamento, transporte, mais hospitais e etc) como do privado (restaurantes, hotéis, agencias bancárias e etc)
3. Qual foi a importância da Revolução Industrial para a atividade turística? Porquê? (3,5 pontos)
Resposta:
A importância é que “antes da