A Problemática da Segurança do Trabalhador
Disciplina: Prevenção e Controle de Perdas
Docente: Iara Santos
1º Modulo 1º semestre agosto de 2013.
A Problemática da Segurança do Trabalhador - Histórico
Síntese do texto
A década de 30 foi marcada por dois importantes acontecimentos: a criação dos Ministérios do Trabalho e da Indústria e Comércio e da CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho), que foi promulgada sob a forma de decreto-lei. O Estado define assim, sua atuação na higiene e segurança do trabalho, retirando da Saúde Pública esta função. Em 1934 são nomeados os primeiros inspetores médicos do trabalho, tendo como função a inspeção higiênica dos locais de trabalho e estudo das doenças e acidentes profissionais.
Ainda no ano de 1934, foram agregados à constituição brasileira, que antes abrigava apenas direitos políticos e civis, os direitos inspirados na Encíclica do Papa Leão XIII. A Encíclica Rerum Nova rum, publicada em 1894 foi o primeiro documento histórico que visava melhorar as condições sociais e econômicas dos trabalhadores. Na época, em decorrência da industrialização, aumentava o número de doenças, acidentes e mortes relacionadas ao trabalho, aliados as más condições de vida da população. Esse contexto influenciou a Igreja e motivou a elaboração da Encíclica pelo Papa Leão XIII, na tentativa de solucionar os grandes desentendimentos entre patrões e empregados e as denúncias por parte dos trabalhadores e de suas organizações políticos-intelectuais.
Na década de 40, as mudanças ocorridas na atuação do Estado no que se refere à melhoria das condições sócio - econômicas da vida do trabalhador, à segurança e higiene no trabalho, e à preocupação com acidentes e doenças profissionais, levaram ao estudo de determinadas patologias do trabalho, relacionadas com o panorama econômico do país.
Após a II Guerra Mundial, os trabalhadores foram expostos a condições de trabalho extremamente adversas e extenuantes porque, terminado o