Resumo livro empreendedorismo
O plano de negócios
O plano de negócios é parte fundamental do processo empreendedor.
A principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up.
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento.
Cada uma das seções do plano tem específico. Um plano para uma pequena empresa pode ser menor do que o de uma grande organização.
Por que planejar?
O índice de mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras, no primeiros anos de existência, atinge percentuais próximos aos 70% ou mais e mesmo nos E.U.A. pais referencia em empreendedorismo a mortalidade também é alta, chegando a índices próximos aos do caso brasileiro, acima de 50% em algumas áreas de negócio.
Qual o principal motivo para esse péssimo desempenho?
Apenas 2% dos casos tem do fracasso americano tem origem desconhecida, os demais 98% podem ser agrupados e resumidos em uma única conclusão: falha ou falta de planejamento adequado do negócio.
No Brasil é muito parecido, pois em 1° lugar aparece a falta de planejamento, seguido de deficiências de gestão (gerenciamento do fluxo de caixa, vendas, comercialização de produtos, desenvolvimento de produtos)
O plano de negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios.
Ajuda a empresa a tomar as decisões mais acertadas.
Identificar oportunidades.
Seve de suporte para a venda de uma ideia ou projeto
Objetivos básicos relacionados ao Plano de negócios.
1 – Testar a viabilidade de um conceito de negócio;
2 – Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia;
3 – Atrair recursos financeiros;
Transmitir credibilidade;
5 – Desenvolver a equipe de gestão.
Quando se considera o conceito de planejamento, têm-se pelo menos três fatores