Resumo do livro o fenômeno do empreendedorismo
SANDRA ROSA VESPASIANO BORGES
RESUMO DO LIVRO
O Fenômeno do Empreendedorismo
Autor Emanuel Leite
Recife, 2012 RESUMO DO LIVRO
O Fenômeno do Empreendedorismo
Autor Emanuel Leite
O capítulo inicial do livro faz um panorama sobre o empreendedorismo e sua historicidade. Relata que as atividades na área de inovação e de criação de empresas de base tecnológica podem ser consideradas indicadores de desenvolvimento econômico, os quais irão auxiliar na avaliação do nível de desenvolvimento de regiões e até mesmo de países. O progresso da informática no final do século XX unificou o mundo podendo ser considerado como era dos computadores. Por conta deste fato o século XXI será considerado o berço da biotecnologia.
No final do século XX, a tecnologia e seus efeitos ultrapassaram as fronteiras do tempo e espaço interligando empresas e pessoas das mais diversas regiões do planeta. Surgia a partir de então, um novo ambiente competitivo.
Por conta desse fenômeno, a tecnologia, com suas especializações e inovações, vem aumentando as oportunidades de trabalho em diversas áreas, como por exemplo, na área da saúde. Os hospitais empregam mais profissionais que sejam especializados em manuseio de tecnologia do que de pessoas. O investimento em recursos humanos especializado é um fator de competitividade, dos mais importantes, no mercado.
Os grandes fenômenos da segunda metade do século XX são, em sua maioria, decorrentes de avanços tecnológicos. A globalização foi impulsionada por esses avanços. O aumento da concorrência entre as empresas também. O sucesso de uma empresa no mercado global e competitivo depende da sua diferenciação em relação à concorrência. É o que se pode chamar de gestão da inovação.
A teoria econômica de Adam Smith explicava que o desenvolvimento das organizações se dava a partir de três