Novos desafios da gestão da qualidade para a indústria da construção civil.
Identificação: MELHADO, Silvio Burrattino., Doutor em Engenharia Civil da escola Politécnica da USP. Novos desafios da gestão da qualidade para a indústria da construção civil.
Objeto: O texto tem como objetivo principal transmitir os novos desafios da gestão da qualidade para a indústria da construção civil. Segundo o mesmo, o Brasil nos últimos anos, tem sofrido uma mudança impulsionada pelos programas de incentivos governamentais o que obrigou a implantação de um sistema de gestão da qualidade em construtoras que tiveram uma grande evolução nas áreas de suprimentos e de gerenciamento e execução de obras.
Objetivo dos autores: o objetivo dos autores é conscientizar não só apenas o setor da construção civil, mas sim toda a população que gestão de qualidade não esta associada apenas ao estado do produto final, mas a todo seu modo de fabricação visando minimizar dos impactos ambientais e sociais.
Hipóteses colocadas pelos autores: de acordo com o autor do texto novos desafios da gestão da qualidade para a indústria da construção civil:
A seleção dos subcontratados, cada vez mais, torna-se essencial para que a construtora evolua quanto á eficiência da produção. O subempreiteiro nem sempre está preocupado com a produtividade como em todo, mas sim, com seu volume de produção. Em muitos dos casos, tem-se fornecimento de material pela construtora e, assim, o subcontratado por serviços executados, independente do que pode estar gerando de desperdícios de materiais ou prejuízos a outras etapas.
.
Palavras chave: Construção civil, construtoras, treinamento, subcontratados e flexibilização.
Tipo de trabalho: Trata-se de uma pesquisa de bibliografia.
Método: “Talvez os fatores hoje presentes no setor de projetos da construção civil brasileira, envolvendo a obsolescência do ensino nos cursos de engenharia e arquitetura, a baixa exigência de boa parte dos clientes quanto á qualidade do projeto, a falta de integração entre o projeto e o