TRABALHO
O desenvolvimento deste trabalho se fundamentou nos conceitos básicos da qualidade e na importância da certificação, dentro de empresas que exercem influência no setor da construção civil, diante das exigências que o mercado vem oferecendo a elas. É uma forte tendência de mercado e que deve ser compreendida por aqueles que fazem parte deste meio.
O trabalho aborda as dificuldades, limitações e consequências positivas e negativas no processo de implementação da qualidade através da certificação ISO 9001, em empresas atuantes no setor da construção civil.
A ideia é de demonstrar, o funcionamento de um sistema de gestão da qualidade na construção civil e esclarecer as principais dúvidas relacionadas com o processo de certificação nesse setor.
Neste cenário com tantos intervenientes na concepção e execução de uma obra civil, é comum surgirem queixas dos usuários quando da utilização das edificações. As reclamações sobre as falhas nelas encontradas, representam uma preocupação para os profissionais de engenharia e arquitetura, desde a etapa de projeto até a conclusão da obra, incluindo, certamente, cada fase de execução. Assim, buscar a qualidade tornou-se uma necessidade para os profissionais atuantes nos diversos setores da engenharia civil e arquitetura.
1. INTRODUÇÃO
Durante o processo de globalização, da abertura dos mercados e da consequente competição entre organizações, muitos países adotaram a disciplina gestão da qualidade como um importante requisito para o crescimento e aprimoramento contínuo das empresas. Antes disso a qualidade era considerada como um conceito subjetivo relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo (busca pela excelência), mas com o dinamismo desse tema podemos relatar sua evolução como fruto da interação de vários fatores componentes de uma estrutura organizacional e sua administração, dentre eles o gerenciamento, que pode ser considerado essencial para o sucesso