Desenvolvimento. Sustentável. Construção
Carlos Eduardo Teobaldo Alves
Mestrando em Sistemas de Gestão – Latec/UFF e-mail : carloseduardo@latec.uff.br
Osvaldo L.G.Quelhas
Doutor em Engenharia de Produção/UFRJ
Orientador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão – Latec/UFF e-mail : quelhas@latec.uff.br
Resumo :
O presente artigo vem falar de uma prática sustentável na indústria da construção civil, principalmente no que tange ao desenvolvimento de produtos e subprodutos a partir da reciclagem e reuso de resíduos de materiais empregados na construção civil, especialmente no subsetor de edificações, tentando contribuir para a conscientização dos gestores deste setor, pois esta prática pode ser também uma opção de negócio, com resultados financeiros positivos .
Palavras-chave : Ecoeficiência, Ecodesign, Desenvolvimento Sustentável, Reciclagem
1 - Introdução :
Nestes últimos trinta anos, pudemos observar significativas transformações no que se refere a preocupação com as questões ambientais. Uma destas questões foi a grande atenção das organizações, principalmente as indústrias com relação ao impacto de seus processos e produtos ao meio ambiente. Vimos que a única maneira de garantirmos um futuro com um mínimo de qualidade de vida para nossas gerações futuras é praticando o Desenvolvimento Sustentável, não só os cidadãos, mas principalmente o meio empresarial.
O problema é que a indústria da construção civil em parte dos casos ainda não se conscientizou de que a prática do desenvolvimento sustentável em seus processos, produtos e serviços pode vir a ser além de uma contribuição com a questão ambiental, uma maneira correta e ética de se obter uma vantagem competitiva com retorno certo de investimentos.
1.1 - Marcos Importantes :
A partir dos anos 60, em virtude de vários desastres de poluição